Notícias

 | 01/07/2008 19h08min

"Não brincaremos com a inflação", diz Lula

Presidente falou após a reunião com chefes de Estado dos Países da União de Nações Sul-Americanas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o governo não tem o "direito de deixar que a inflação volte a atacar o Brasil". De acordo com ele, a inflação causada por alimentos é um alerta porque tem mais gente consumindo e é preciso aumentar a produção. Nesse sentido, o presidente explicou que o governo tem uma política de incentivos para produzir mais para ter um estoque regulador mais denso.

Lula mencionou como parte dessa política o Plano Safra, que anunciará em Curitiba, amanhã, e o programa para dobrar a produção da agricultura familiar até 2010, a ser lançado na quinta-feira.

— Não se engane. Se tem alguém especulando com a expectativa inflacionária, se tem interesses nessa especulação, não está passando nem perto do governo federal, porque não vamos permitir que a inflação volte — advertiu.

— Temos a obrigação de fazer um acompanhamento de preços e não brincaremos com a inflação — enfatizou.

O presidente recordou, em entrevista à imprensa concedida após a reunião com chefes de Estado dos Países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada na cidade argentina de San Miguel de Tucumán, que quando era trabalhador e depois sindicalista conviveu com inflações anuais de 40% e 80%. Nesse sentido, repetiu:

— Isso não vai voltar a acontecer no Brasil.

Ele acrescentou ainda que a questão da alta dos preços o preocupa desde o seu primeiro emprego em 1959.

— Toda a minha vida eu vivi de salário. E sei o quanto a inflação prejudica o trabalhador.

Agência Estado
Cézaro De Luca, EFE / 

Lula discursou ao lado de Celso Amorim na reunião da Unasul
Foto:  Cézaro De Luca, EFE


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.